Localizar

Filmes Nacionais mandrake

Publicado em fevereiro 1st, 2011 | por Priscila Cardoso

0

Mandrake – 1ª e 2ª Temporada

Há algum tempo a HBO buscava projetos para investir no Brasil, produções que aliassem atrativos tipicamente nacionais a ingredientes universais que criassem comunicação com os espectadores do canal em outros países. Encontrou isso no universo de Rubem Fonseca, um submundo tipicamente carioca retratado em histórias do gênero noir, velho conhecido do cinema americano.

A produção tem ares de cinema: a série foi toda filmada em película, e a fotografia de um Rio de Janeiro escurecido dá conta do universo noir e mostra uma cidade diferente daquela ensolarada das novelas da Globo. Ao mesmo tempo, reforça a identificação com atores tipicamente cariocas que são um dos pontos fortes da produção, como Luís Carlos Miéle (Wexler, sócio de Mandrake) e Alexandre Frota, escolha perfeita para o papel de Célio, apresentador de um show de strippers e agente das garotas.

“Mandrake” não poupa as cenas fortes das histórias de Rubem Fonseca. As cenas de violência são estilizadas como nos filmes de Tarantino e não chocam, mas as cenas de sexo são de uma crueza proibitiva para a TV aberta. O próprio Alexandre Frota parece ter ficado à vontade para usar todo o seu vocabulário sem censura.

A fidelidade ao universo do escritor, aliás, é total. A narração em off é constante, e algumas cenas dão conta das particularidades do universo do escritor, como as mudanças de tom – no meio da discussão sobre o caso da prostituta, por exemplo, Baby pergunta a Mandrake se ele já se apaixonou na vida, e um papo cínico se transforma de repente em uma sincera conversa sobre o amor.

E, como nos romances e contos de Fonseca, a sobriedade dá o tom do começo ao fim. Não há lugar para clímax ou uma “evolução” dos acontecimentos como nos seriados tradicionais. Os fatos são narrados estritamente do ponto de vista do detetive, um tanto cínico e desiludido, e nada é mostrado de forma mais agressiva ou sensacionalista. Um universo quase intimista, que não se presta a grandes perseguições de carro ou tiroteios, por exemplo. Os fãs do escritor devem apreciar a fidelidade ao texto. Resta saber se o espectador médio, mesmo aquele assinante de um canal por assinatura, vai aderir à proposta ou simplesmente achar tudo entediante.

 

FICHA TÉCNICA

DIRETOR Lula Buarque de Hollanda, Carolina Jabor
LANÇAMENTO 2005
PAÍS DE ORIGEM Brasil
IDIOMA ÁUDIO Português
DURAÇÃO 400 minutos
FORMATO XviD
TAMANHO 4,35 GB
LEGENDA S/L
SERVIDOR
Mandrake (142 downloads)

 

Dúvidas? Clique aqui para acessar nossa FAQ.→

Saiba como baixar filmes em torrent .→


Sobre a autora

Professora de Sociologia, blogueira (definitivamente rendida ao uso das redes sociais). Não era fã de filmes até uns anos atrás ser contaminada pelo vírus. Amante de filmes tematicamente polêmicos, filmes ilustrando a mente humana e viagem ao tempo me deixam ma-lu-ca! Adoro livros, músicas e conversa fiada.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

De volta ao topo ↑